STYLE GUIDE - Diretrizes da Marca UNASP | Regras de Uso
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Regra Geral de Uso

A marca deve ser cuidada e preservada em suas características intrínsecas

Não há como desfigurar a marca sem empobrece-la ou invalida-la. Todo cuidado é pouco nesse sentido e cabe a toda a comunidade unaspense levar isso a sério. A referência do padrão detalhado sobre a marca é apresentada por meios de regras gráficas conceituais bem pontuadas no manual da marca (podendo esse “manual” ser um ambiente virtual onde tudo o que é pertinente a ele é depositado). Ninguém pode alterar o que ali está estabelecido sem consciência, aprovação e ordem das instâncias máximas da instituição.
Ninguém pode adaptar ou criar variáveis para qualquer uso tanto interno ou externo, seja por qual mídia for, sem a autorização das instâncias superiores e sem o trabalho técnico do setor responsável pelo desenho da marca.

A marca não pode ser usada em associação a outras marcas sem a ciência e autorização das instâncias superiores da instituição, pois pode representar desvio de finalidade, alteração de valor ideológico e associação inadequada com os valores institucionais.

O uso inadequado ou apropriação indevida da marca UNASP pode acarretar consequências jurídicas para quem deturpa seu valor e altera sua expressão. Os principais protetores oficiais da marca UNASP são os órgãos superiores administrativos e acadêmicos, o setor de marketing institucional e o setor jurídico. Juntos disseminam a consciência de todo o grupo da organização em relação a marca e tomam as providências necessárias para corrigir desvios inadequados.

Em situações de administração de crise

Quando em situações em que a marca sofre um ataque circunstancial que pode prejudicar a clareza de sua ideologia, qualidade ou fama, são necessárias atitudes diretas para inibir e corrigir a situação. Nesse esforço, sob a supervisão e autorização da instância superior institucional, o setor de marketing, articulará com os diversos canais envolvidos as ações para restabelecer a ordem e segurança da imagem institucional. Assessoria de imprensa, setores jurídicos, acadêmicos e administrativos poderão participar dos esforços para debelar a crise.

Sobre a divulgação da marca

A marca e seus conteúdos associados devem ser os principais objetos de divulgação da instituição. Todo o esforço intelectual, operativo e financeiro para esse objetivo deve ser disponibilizado em planejamentos da reitoria, das direções dos campi e nos orçamentos de comunicação.

A marca deve estar em todos os materiais produzidos pela instituição (sejam eles físicos ou digitais) e devem agregar a eles valor e pertinência.

As mídias devem ser utilizadas ao máximo para expor a marca e se necessário, criar mídias que se adaptem a sua forma e objetivos. Nesse sentido não pode haver nada que comunique que não tenha a marca como protagonista ou aferidora de qualidade do que está sendo divulgado. A marca UNASP é o maior agente e orientador de comunicação da própria instituição e consolida o discurso narrativo de sua própria história.

Usos Permitidos:
  • Utilizar assinatura convencional prioritariamente
  • Utilizar assinatura dos campi
  • Utilizar logotipo isolado
  • Utilizar somente o “A”
  • Tamanho mínimo de 15mm de altura em peças gráficas
  • Tamanho mínimo de 145 pixels para digital
  • Tamanho mínimo de 8mm altura em peças gráficas para logotipo isolado
  • Tamanho mínimo de 27 pixel altura no digital
  • Tamanho mínimo de 8mm altura em peças gráficas ao usar o “A”
  • Tamanho mínimo de 24 pixels altura no digital
  • Usar somente a fonte FLEXO em comunicação de caráter institucional
  • Respeitar todas as diretrizes deste site
Usos Proibidos:
  • Não usar junto a nenhuma outra marca
  • Não gerar novas assinaturas usando a nova marca
  • Não inverter as cores
  • Não utilizar outras cores
  • Não mudar a proporção dos elementos
  • Não distorcer
  • Não rotacionar os elementos
  • Não alterar a tipografia
  • Não usar a versão monocromática em Azul ou Laranja
  • Não aplicar linha de contorno
  • Não utilizar efeitos

 Usos NÃO permitidos:

Não utilizar outras cores

Não mudar a proporção dos elementos

Não sobrepor os elementos

Não distorcer

Não alterar a proporção da fonte

Não alterar o espaçamento entre as letras

Não aplicar linha de contorno

Não alterar a tipografia

Não colorir a versão monocromática

Não aplicar sombreamento

Não mudar a legibilidade das letras N e S

Não usar letra de caixa alta

Não aplicar efeitos de sombreamento

Não aplicar padrões ou grafismos no “A”

Não aplicar drop shadow

Não usar outline

Não usar preenchimento branco no “A”

Não mudar o “A”

Não aplicar o logo convencional em fundos gráficos

Não aplicar o logo monocromático positivo em fundos fotográficos escuros

Não inverter as cores

Não inclinar o logo

Não aplicar o logo monocromático positivo em fundos gráficos escuro

Não aplicar o logo monocromático negativo em fundos gráficos claro